sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pastel de molho




Dizem a memória e a tradição que, nos anos 20, os empregados fabris substituíam a sopa por estes pastéis, uma vez que estes aguentavam durante várias semanas, o que não sucede com a sopa que tem apenas uma duração de dias.

Este pastel seco é feito utilizando massa folhada, cortada em tiras estreitas, que se enrolam formando uma espiral e são recheados com carne de vaca guisada (com cebola, louro e sal). Nota-se que em relação ao tamanho do pastel a quantidade de carne é reduzida, o que concerteza traduzia as fracas posses dos trabalhadores da época.
O pastel de molho prepara-se da seguinte forma: põe-se água a ferver com sal, vinagre, açafrão e um ramo de salsa; coloca-se o Pastel num prato, deitando a calda por cima, tapa-se com outro prato e aguarda-se um pouco para "abrir", o que torna a massa mais macia.
Para além de poder ser servido com molho de açafrão ou chá preto, pode ainda ser comido apenas como pastel.

Para provar o Pastel de molho terá que se deslocar à cidade da Covilhã, uma vez que só aqui é confeccionado. No entanto, o melhor será levar o pastel para casa e confeccionar o molho de açafrão e assim experimentar o sabor da tradição!!!

1 comentário: