segunda-feira, 14 de junho de 2010

Lançamento do livro “Aldeias Históricas de Portugal-Guia Turístico”


O dia 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi o dia escolhido pela empresa Olho de Turista para o lançamento do livro “Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico”. Haveria melhor dia????

Este era também dia do nascimento do blog Aldeia da Minha Vida, que se tem dedicado à divulgação das aldeias de Portugal e de cada um dos bloggers participantes.

A “mãe” deste blog, a Dr.ª Susana Falhas, é também a “mãe” deste guia que nos vai ajudar a passear e a desvendar os segredos escondidos nas Aldeias Históricas de Portugal.

Assim, os presentes tiveram duas comemorações, de manhã o “Encontro de Bloggers”, onde alguns dos bloggers, participantes assíduos no “Aldeia da Minha Vida”, apresentaram e divulgaram as suas aldeias de eleição.

Durante esta sessão alguns dos bloggers seniores deram dicas aos mais “novatos” nesta “vida de blogagem” (o Passado de Pedra agradece!!).

Mas nada faltou ou ficou ao acaso neste encontro e por isso, de manhã, ainda houve tempo para uma prova de produtos regionais: sardinhas doces de Trancoso, queijos e doces variados; com o patrocínio da loja Avenida Regional, na Praça D. Dinis, nº1, em Trancoso. Tudo delicioso!

Seguiu-se depois o almoço, e para fazer inveja aos que não estiveram presentes: um completo e saboroso “Cozido à moda de Trancoso”.

A parte da manhã também serviu para que os bloggers, que na sua maioria só de conheciam no mundo virtual, se conhecessem pessoalmente. Foi uma experiência engraçada!

Já da parte da tarde aconteceu a tão esperada apresentação do livro “Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico”, na presença do autarca de Trancoso, Dr. Júlio Sarmento, e dos sócios da empresa Olho de Turista: Dr.ª Susana Falhas e Sr. Serafim Faro e de uma sala com muitos “curiosos”.

O livro apresenta as 12 Aldeias Históricas de Portugal: as que foram classificadas em 1994: Almeida, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão e Sortelha e as que receberam a classificação em 2003: Belmonte e Trancoso.
Aqui pode encontrar informações úteis, nomeadamente a localização, como chegar até à aldeia, quais os locais de interesse a visitar, as facilidades existentes no local e a existência de actividades que poderá praticar, bem como os locais de interesse a nível da natureza. Seguidamente encontra-se a história da aldeia e uma indicação de percursos a fazer. Mas para que não falte nada ao visitante pode ainda encontrar dicas de alojamento e restauração e quais as tradições e festividades para que se possa divertir e “beber” um pouco do espírito da região. Ah, e para que leve algo consigo e para os seus que sirva para mais tarde recordar, estão também presentes os locais onde poderá adquirir produtos típicos da região.

Ainda da parte da tarde houve direito a uma outra degustação de produtos regionais e a um passeio por Trancoso, mas disto já o Passado de Pedra não vos pode falar, porque os clientes estavam a chegar a Caria!

Poderá adquirir o Guia na loja online, no site Olho de Turista (brevemente disponível), e também nas lojas Intermarché.

No futuro próximo também vai poder adquirir o guia no Passado de Pedra, mas por agora apenas está disponível para que o possa consultar!!!

Parabéns à Dr.ª Susana por todo o empenho e pela coragem demonstrados na edição deste livro, contra ventos e tempestades.
Foto: Olho de Turista

2 comentários:

  1. Passei para ver o seu blog que não conhecia. Gostei do que vi.
    Em relação à Serra da Estrela tem toda a razão. Mas parece que as mentalidades já começam a mudar, até porque a neve, cada vez dura menos tempo e quando temos com abundância, não se consegue chegar à Torre.
    Pinhas

    ResponderEliminar
  2. Tem razão, as mentalidades começam a mudar, mas muito lentamente....talvez, porque toda a publicidade à Serra esteja ligada à neve.

    Obrigado, pela sua visita!

    ResponderEliminar