sábado, 29 de maio de 2010

Cereja da Cova da Beira o “Ouro vermelho”




Este ano, embora um pouco atrasada a cereja já chegou e com ela o problema de todos os anos, é que uma nunca nos chega!!!

É nos meses de Maio, Junho e Julho que as cerejas, ex-libris do Fundão, são colhidas.
Existem cerca de dois mil hectares de pomares de cerejeira, na Cova da Beira, e é esperada para este ano uma produção de quatro mil toneladas.

Esta região possui as condições climáticas necessárias à obtenção de um fruto de qualidade, nomeadamente um elevado número de horas de frio, protecção elevada dos ventos, temperaturas amenas na Primavera e um elevado número de horas de insolação.

Nos últimos anos, a cereja tornou-se imagem de marca desta região que merece uma visita tanto na altura da floração das cerejeiras, como agora na época da colheita do fruto.
E não se esqueça de levar uma caixa para casa!

3 comentários:

  1. Hoje comi as primeiras cerejas do ano. Não sei se vieram dai mas souberam muito bem :P***

    ResponderEliminar
  2. Olá Graça!
    Ai tem toda a razão: uma cereja nunca me chega.Sou capaz de almoçar,jantar,lanchar,tomar o pequeno-almoço de cerejas.É uma perdição total.E ainda nunca provei essa do Fundão, fará se provasse.

    O blog da Aldeia mudou de visual, já foi ver? E temos também o site www.olhodeturista.pt onde pode fazer o download do excerto do piódão.

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  3. Olá Lena,
    Já vou ver as novidades.
    Até ao grande dia 10 de Junho!!!

    ResponderEliminar