sexta-feira, 7 de maio de 2010

Atelier Viana Cabral







A imaginária amada de Dom Quixote serviu de inspiração às peças de pasta de papel do Atelier Viana Cabral, em Ponte de Lima.

Assim, nasceram as Dulcineias no ano de 2005, pois neste ano celebravam-se os 400 anos da 1ª edição do livro de Cervantes. Mais tarde para que as Dulcineias não se sentissem sós, surgiram os seus “Quixotes”.

Os responsáveis do Atelier, Ricardo Cabral e Viviane, são licenciados em Design de Produto, pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

As Dulcineias, com cerca de 40 cm, são executadas em pasta de papel, material frequente nos objectos do atelier. A utilização deste material foi, segundo Ricardo Cabral, inspirada nos cabeçudos das romarias minhotas.

A ornamentação das bonecas, inicialmente, pretendia ser uma recuperação dos tradicionais trajes da região e dos seus característicos lenços de namorados, como aliás se pode verificar na Dulcineia do Passado de Pedra.

No entanto, hoje em dia, poderá encontrar Dulcineias decoradas com cerejas do Fundão ou com o característico bordado de Castelo Branco, a imaginação não tem limites!!

Para além da representação contemporânea de Dom Quixote e da sua irreal Dulcineia, decidiram moldar também alguns dos grandes poetas e escritores do universo literário português, nomeadamente: Luís de Camões, Fernando Pessoa, Almeida Garrett e Eça de Queirós.

Cada peça é única e integralmente manual e para salientar a sua individualidade e garantir a sua valorização, cada peça é devidamente numerada e marcada.

Onde pode comprar
Atelier 55, Rua António Maria Cardoso, n.º 70/74, Chiado, Lisboa
Casa da Lagariça, Rua Petrus Gutteri, Castelo Novo
Água Furtadas, Rua Miguel Bombarda 285 loja 4, Porto

4 comentários:

  1. Devias ter mostrado o teu Pedro Alvares Cabral, primo dela :)))

    ResponderEliminar
  2. Calma Ana, não tenhas pressa!!! E o Grande Pedro não é primo dela, que boato é esse????

    ResponderEliminar
  3. Ops! Já fiz revelações indiscretas. As fotos das ds portas já estão online, com retoques.

    ResponderEliminar