sexta-feira, 8 de março de 2013

Encontro Os Enigmas da Herança Judaica




A Câmara Municipal de Belmonte em parceria com Departamento Cultural da União Desportiva Cariense, organiza o Encontro OS ENIGMAS DA HERANÇA JUDAICA, na Casa da Torre, em Caria, a 15 e 16 de Março de 2013. 
O Encontro pretende dar a conhecer e caracterizar o património judaico ainda existente em Portugal, no sentido de que este seja reconhecido e preservado.
Pretende-se também, uma reflexão e partilha de conhecimentos em relação ao significado e à classificação do património. 
São oradores, deste Encontro, algumas das personalidades que mais se têm destacado no estudo da história do cripto-judaísmo e dos vestígios da presença judaica em Portugal. 
A história do cripto-judaísmo só recentemente começou a ser divulgada e em relação ao património material, interpretado como de origem judaica, existe ainda algum desconhecimento por parte dos responsáveis com intervenção em obras de reconstrução e preservação de património. Por outro lado, também é necessário dar a conhecer este património ao público em geral, para que o reconheçam, preservem e valorizem quando este esteja presente nas suas casas. Surgiu assim a ideia de realizar este Encontro.
H
á, com certeza ainda muito património por descobrir!

Estarão ainda presentes os responsáveis de entidades ligadas ao turismo, no sentido de transmitir o valor turístico da herança judaica, nomeadamente a ARPT Centro de Portugal, a Associação das Aldeias Históricas de Portugal e a Rede de Judiarias de Portugal.

Programa:


Sexta, 15 de Março
14h30 - Mesa Abertura: Amândio Melo -Presidente Câmara Belmonte, Pedro Torrão -Presidente UDC, Victor Alves -Presidente Junta Caria, Jorge Patrão -Rede Judiarias de Portugal
15h00 - Elisha Salas (Shavei Israel) : Memórias Judaicas 
15h30 - José Afonso: Influência do Judaísmo na Arquitectura do Ocidente.
16h00 - Pausa
16h30 - Augusto Moutinho Borges (ESTH-IPG) : Almeida pelos idos do séc. XVI: metamorfoses do espaço urbano numa vila de fronteira.
17h00 - Carolino Tapadejo: Castelo de Vide, “Marcas de Arquitectura Judaica”.
17h30 - Antonieta Garcia: Judeus em Caria.
18h00 - Debate
18h30 - Inauguração exposição: Os enigmas da herança judaica no concelho de Belmonte
21h00 - Motivos Cruciformes de Caria à noite
Sábado, 16 de Março
 09h30 - Jorge Martins: Vestígios criptojudaicos e história do criptojudaísmo.
10h00 - José Domingos: Marcas Cruciformes: sacralização, protecção ou misticismo?  A dupla identidade dos cristãos-novos.
10h30 - Pausa
11h00 - Cecília Zacarias: Uma análise sobre os espaços das antigas judiarias no contexto urbano do século XXI (Covilhã, Castelo Branco, Guarda e Trancoso). 
11h30 - António França e Vítor Ferreira (Câmara Municipal de Ovar): A presença e culto judaico em terras de Ovar: o caso de S. Vicente de Pereira.  
12h00 - Isabel Magalhães e Carlos Teles: O armário da Casa do Relógio da Malhada Sorda (Almeida).
12h30- Debate
13h00- Mesa Encerramento: Amândio Melo -Presidente da Câmara Municipal de Belmonte, Marli Monteiro – ARP Turismo do Centro, Dalila Dias - Aldeias Históricas de Portugal.  
 15h30 - Visita ao Museu Judaico  
Para mais informações contactar:
Dr.ª Elisabete Robalo 
Câmara Municipal de Belmonte
Tlf. 275910010
Graça Correia Ribeiro
União Desportiva Cariense
Tlf. 919416612
Te

1 comentário:

  1. Eu estaria muito interessado nesta conferencia, que pena estar tao longe!

    Parabens e muito sucesso.

    ResponderEliminar