quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cherovia


Neste que é o ano da biodiversidade, o Passado de Pedra quer ajudar a divulgar e promover a cherovia.

Chero quê?? poderão perguntar….

A cherovia, cujo nome científico é Pastinaca sativa, é também conhecida por chirívia, cherivia, cheruvia ou pastinaga e é uma planta pertencente à família das Apiaceae, plantas Angiospérmicas (plantas com flor). A esta família pertencem ainda a cenoura, a salsa, o aipo, os coentros e o funcho.
O sabor da cherovia é intenso e adocicado e é descrito segundo os paladares como uma mistura entre a cenoura e o nabo ou a salsa e a cenoura. A cherovia tem o formato da cenoura e a cor do nabo.

O cultivo da cherovia remota aos tempos da Eurásia, antes do uso da batata, sendo que esta ocupava o seu lugar. Com introdução da batata na Europa, pelos espanhóis, no séc. XVI, a cherovia perdeu progressivamente “espaço” na nossa alimentação.

Em termos nutritivos a cherovia acaba por ser mais rica em vitaminas e sais minerais do que a cenoura, sendo que se destaca essencialmente pela quantidade de potássio, fósforo, vitamina A, vitamina B e ainda algum valor calórico.

Tradicionalmente a cherovia, em Portugal, é cultivada na zona da Serra da Estrela, sendo pouco conhecida, excepto pelas pessoas da região do Fundão, da Covilhã, de Belmonte, sendo contudo possível o seu cultivo noutras zonas do país. Esta planta no entanto não cresce em climas quentes e necessita da geada para desenvolver o seu sabor. Pelo tipo de raiz que é, a cherovia prefere terrenos arenosos e/ou limosos, os terrenos argilosos ou pedregosos dificultam o seu crescimento, provocando deformações e raízes de pequeno tamanho.

A forma mais habitual de as comer é fritas depois de passadas por polme. Comece por descascá-las e corte-as em fatias finas, no sentido longitudinal. Coza-as em água com sal, evitando que cozam demasiado para não ficarem moles. Escorra-as e passe-as por polme e frite-as como se fossem peixinhos da horta. Outra forma típica de as comer é cozidas, com azeite e sumo de limão.
Para que este legume não desapareça e no sentido de o dar a conhecer surgiu na Covilhã a Confraria da Cherovia e também o Festival da Cherovia (iniciativa da Banda da Covilhã), onde se pode comprar a cherovia e também provar diferentes receitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário