terça-feira, 30 de novembro de 2010

Festa de Santa Bebiana - 2 de Dezembro


Celebra-se no dia 2 de Dezembro, à noite, sendo uma tradição muito antiga. Esta é uma festa muito particular, pois celebra a devoção por Santa Bebiana, que embora celebrada no calendário romano como mártir, é aqui celebrada como a padroeira dos bêbados.
A procissão saía à rua a partir de dois locais distintos: das Inguías saía São Martinho, celebrado também a 11 de Novembro, transportado pelas mulheres e, de Caria a Santa Bebiana, transportada pelos homens. Assim, são ambos os santos considerados protectores dos bêbados.
Hoje em dia, as procissões partem as duas de Caria, mas  continuam a ser acompanhadas pelos mordomos da festa, e por um prior, que faz sermões irónicos, e ainda pelos convivas (irmãos) e grupos de bombos. Os andores transportam os santos, cujo aspecto hoje em dia nada tem de religioso, e que nunca o tiveram, pois antigamente eram bonecos de palha.
A festa dura até de madrugada, bebendo-se vinho, muita cerveja e comendo-se sardinhas e carne grelhada.

Segundo Cristina Nogueira, autora do livro “Monografia Histórica do Concelho de Belmonte – Novos Contributos”, Santa Bebiana foi uma virgem romana cristã que terá vivido no século IV. Ela e a sua família foram vítimas de um imperador, Juliano Apóstata, que tentava acabar com o Cristianismo e por isso torturou diversos cristãos. Os pais de Bebiana foram mortos e esta foi entregue a uma alcoviteira com a recomendação de que teria de tentar “leva-la por maus caminhos”. A santa terá assistido a festas com elevado consumo de vinho como era característico desta época, mas a jovem nunca se tentou. Como não conseguiu os seus intentos, em 363 d.C., o pretor Aproniano mandou que a amarrassem a uma árvore e foi chicoteada até à morte. Durante a procissão são proclamadas “orações” irónicas:“O credo dos Ébrios – Creio no álcool a 36 graus, todo-poderoso e criador de formidáveis carraspanas. Creio na aguardente sua filha, e minha esposa predilecta a qual foi concebida por obra e graça do alambique, nasceu da puríssima cana e padeceu sob pisão dos moinhos. Foi derramada e sepultada num casco, ao terceiro dia, surgiu da garrafa e subiu graciosa e triunfante à caixa dos pirolitos. Escoou o fundo da caldeira e está no tonel bem rolhada, estando à mão direita das barbas do bagaço, de onde há-de vir alegrar uma grande pândega sem fim; dar nas vistas aos grandes e pequenos, ricos e pobres, doutores e burgueses, santos e diabos. Portanto creio na repetição da pinga, na santa vindima anual, na comunicação dos irmãos do esgota, na renovação das pipas vazias, na bebedeira eterna. Ámen!”.
“O Pai-Nosso do Vinho – Santa uva que estais na parreira, purificada sejais sem enxofre e sem sulfato. Venha a nós o vosso líquido para ser bebido à nossa vontade tanto na taverna como na nossa casa, livrai-nos de quebrar a cabeça. Ámen!”.
Esta festa é uma das tradições mais antigas da região e é um testemunho etnográfico de festas báquicas pagãs, tendo sido proibida pela igreja durante bastante tempo e também pelo governo, foi recuperada após o 25 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário