quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Burel



Para fazer burel, a lã, depois de preparada para ser utilizada no tear, é tecida e por fim vai para o pisão. Esta máquina bate e escalda a lã de modo a tornar o pano mais duro e apertado.
O tratamento dado à lã permite obter um tecido muito duradouro e impermeável. O burel era entregue aos alfaiates que o transformavam em capas, casacos, coletes e calças para serem usados nos dias agrestes de vento, chuva e neve. O burel usado por estes artesãos é produzido em Manteigas, e a lã, de que é feito, das ovelhas que pastam por esta região.
Este tecido quente e resistente foi deixando de ser utilizado e provavelmente desapareceria se a sua utilização não fosse agora reinventada. Este material tradicional está hoje em dia, graças a alguns artesãos, a ser usado para fazer vários objectos, nomeadamente carteiras e pregadeiras, mas também algumas peças de decoração contemporânea.

Coisas de Fazer decidiu contribuir para a divulgação deste material e entendeu que a primeira peça a fazer seria em homenagem a quem mais contribui para que se possa fazer o burel, as ovelhas, e assim nasceu a “Estrela”, uma ovelha que gosta de brincar na Serra, mas sempre bem agasalhada!
A marca Burel Manteigas foi mais à frente e deu cor ao Burel. Assim, agora para além das cores tradicionais como o castanho e o beije, existem também cores como o verde, o vermelho e o rosa velho. Com o Burel executam diversos objectos de decoração contemporânea, nomeadamente almofadas, tapetes e banquetas.
Já a marca (Cool) Natura, de Miguel Gigante, utiliza o Burel de cores tradicionais para executar peças de vestuário como capas e casacos, mas também peças de decoração como painéis de parede, abatjours e almofadas.
O que une estas três marcas é sem dúvida uma imensa criatividade e capacidade de inovação!!!
No Passado de Pedra não resistimos ao artesanato e temos peças destes três artesãos, umas utilizadas para decoração como o painel Terra, de Miguel Gigante, e a almofada de Folhos, de Burel Manteigas que deu uma nova vida a uma cadeira antiga e muito estimada, outras com carácter não só decorativo, mas também utilitário como é o caso dos porta-chaves de Coisas de Fazer. Se pretender adquirir uma ovelha ou um porta-chaves “Estrela” poderá fazê-lo na nossa pequena “loja”.

Sem comentários:

Enviar um comentário