quinta-feira, 29 de abril de 2010

A aldeia da minha vida


A aldeia da minha vida, não é da minha vida e não é uma aldeia, pois é, como só a conheci quando tinha perto de 20 anos não é da minha vida e como é uma vila, não é obviamente uma aldeia.

Falo-vos da vila de Caria, no distrito de Castelo Branco, concelho de Belmonte e freguesia de Caria.

Conheci esta vila após seis longas horas de viagem, vinda de Lisboa, em 1992. Tratava-se da terra do meu avô, pai do meu pai. Vinha, pela primeira vez, ver a casa onde tinha vivido o meu bisavô e nascido o meu avô.

Depois continuei a vir a Caria, com o sonho de um dia recuperar essa casa. Em 2001 adquiri por partilha a casa e em 2006 a obra iniciou-se e veio a tornar-se num Turismo no Espaço Rural, com o nome de Passado de Pedra. Afinal, não é a Aldeia da minha vida, mas é a Vila para o resto da minha vida…..

Por vezes perguntam-me a razão do nome escolhido para a casa e sempre respondo que a casa representa o meu Passado, e que é feita de boa Pedra.

Bem, mas chega de falar de mim, porque o que me foi pedido foi para falar da minha aldeia.

Etimologicamente Caria é um nome de origem árabe e significa aldeia, vila ou povoação, sendo que os hebreus lhe davam a designação de Quiria ou Alcaria.
Caria é uma povoação muito antiga, tendo-lhe sido atribuído foral por D. Manuel I, em 15 de Dezembro de 1512, sendo portanto nesse tempo um Concelho autónomo.
Em termos de património, para uma Vila, Caria é bastante rica e se um dia a vierem visitar não deixem de ver a Casa da Torre que é talvez o edifício mais antigo de Caria, datando de 1322. Foi mandada construir por D. Martinho II, bispo da Guarda e senhor de Caria. O corpo central da casa é constituído por uma torre de origem medieval (séc. XIV), sendo também visíveis vestígios de uma fortaleza.

No entanto, os edifícios mais notáveis da vila de Caria, bem como a maior parte do casario que compõe o seu centro histórico, datam sobretudo do século XVII.

Uma das actividades económicas da vila era a agricultura e existiam grandes casas senhoriais que exploravam a maior parte das propriedades. Desses tempos sobram solares, como é o caso do Solar Quevedo Pessanha com uma magnífica ornamentação exterior, e considerado um dos mais bonitos solares da Beira Baixa.

Caria tem uma bonita Igreja Matriz, de Nossa Senhora da Conceição, edifício reconstruído em 1701 em estilo barroco, onde é de salientar o altar, ricamente ornamentado em talha dourada.

Em Caria ainda se podem ouvir os passarinhos, os chocalhos das ovelhas, o sino da igreja e a buzina do homem da fruta, ou seja os sons da aldeia, neste caso vila!

4 comentários:

  1. O que é um Turismo no Espaço Rural ?
    É um hotel ?
    Gosto do nome.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Turismo no Espaço Rural (TER)é uma classificação dada pelo Turismo de Portugal. Difere da classificação de hotel, no geral são casas particulares, adaptadas para fornecer dormida e pequeno almoço. São casas com características arquitectónicas tipícas da região, com algum valor histórico.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga Graça!

    Vim espreitar o teu blogue e agradecer a tua presença no encontro de bloggers e do lançamento do Guia turistico.

    Um grande beijinho para ti!

    Susana Falhas

    ResponderEliminar
  4. Susana, não tens nada que agradecer, eu é que agradeço a surpresa, foi muito bom saber que também ajudei um bocadinho.
    Já vou colocar um post sobre o lançamento do teu guia. Bjs

    ResponderEliminar