A primeira coisa que nos chamou a atenção foi o nome do restaurante, mas logo a D.São nos explicou:
“Vive nos bosques das redondezas, uma loba, outrora humana, de seu nome D. Lopa.
Santo António, primeiro a fez expulsar de sua casa uma serva, descoberto que era o Demo disfarçado, e que em Linhares angariava almas p´ra sua causa.
Para compensar D. Lopa, o espirituoso santo converteu-a numa loba, por afinidade ao nome, concedendo-lhe uma longa vida, com a condição desta prestar o secreto serviço de trazer à sua terra os melhores frutos dos bosques das serras, e assim compensar os conterrâneos da inconsciente cumplicidade de outrora com Satanás, que a sua consciência não libertou.”
Ao passear em Linhares da Beira, Aldeia Histórica de Portugal, nunca pensaríamos encontrar um restaurante como o Cova da Loba, um espaço com decoração arrojada, constituído pela tradicional sala, mas também um outro espaço com uma mesa social, junto a uma lareira bastante contemporânea.
Neste espaço poderá tomar uma refeição completa, mas também poderá, das 17 ás 19h, aproveitar para petiscar e beber um bom vinho, junto à lareira.
Quanto aos pratos principais, provámos as “Burras de porco preto estufadas, com castanhas e cogumelos, servidas em pão de centeio” e “Lombinho de novilho grelhado, com batata, verdes e creme de queijo da Serra” (fotos), e podemos afirmar que estavam uma maravilha!
No menu, há ainda muitos outros pratos, entre os quais “Cabritinho da Serra grelhado com salteado de legumes”, “Pernil de porco com arroz de feijão”, para além das entradas e sobremesas de fazer “crescer água na boca”.
A não perder!!!!
Contactos:
Largo da Igreja
6360-080 Linhares da Beira
Telf. 271776119; 914224533
E-mail: geral@covadaloba.com
GPS: 40º32'27''N - 7º27'40''O