sábado, 22 de janeiro de 2011

O Linho e a Cooperativa Belofícios



Há muito tempo que havia uma janela do Passado de Pedra a precisar de “protecção”. Foram pensadas várias soluções, umas mais modernas como a aplicação de um “blackout” em rolo, outras mais clássicas como um simples cortinado. Mas estas soluções não resultavam, porque inicialmente as janelas não tinham portadas (modernices…) e estas soluções por não ficarem encostadas à parede não impediam totalmente a entrada de luz.
Assim, em primeiro lugar foram colocadas portadas, mas surgiram novos problemas, agora não era possível utilizar as soluções anteriores porque as portadas, quando abertas, saíam para fora do vão da janela….

Dirão, caramba, tanta coisa por causa de uma janela!!!!.

Bem, mas a solução lá chegou, um simples pano de linho, bordado com um simples ajour, mais tradicional não poderia ser.
A “cortina” foi executada à medida, pela Cooperativa Belofícios. Esta cooperativa trabalha principalmente dois materiais muito tradicionais: o burel de que já falámos, e o linho, do qual falaremos daqui a pouco…

A Cooperativa Belofícios tem uma loja aberta, em Belmonte, onde se podem comprar lembranças executadas com estes materiais, mantas em lã, presépios em barro e muitas outras peças de artesanato.