quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Burel



Para fazer burel, a lã, depois de preparada para ser utilizada no tear, é tecida e por fim vai para o pisão. Esta máquina bate e escalda a lã de modo a tornar o pano mais duro e apertado.
O tratamento dado à lã permite obter um tecido muito duradouro e impermeável. O burel era entregue aos alfaiates que o transformavam em capas, casacos, coletes e calças para serem usados nos dias agrestes de vento, chuva e neve. O burel usado por estes artesãos é produzido em Manteigas, e a lã, de que é feito, das ovelhas que pastam por esta região.
Este tecido quente e resistente foi deixando de ser utilizado e provavelmente desapareceria se a sua utilização não fosse agora reinventada. Este material tradicional está hoje em dia, graças a alguns artesãos, a ser usado para fazer vários objectos, nomeadamente carteiras e pregadeiras, mas também algumas peças de decoração contemporânea.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Passado de Pedra na Evasões

Passado de Pedra nos Passatempos da Evasões, uma iniciativa da Unique Stays!

Uma coisa boa pode não vir só... e assim, para além de duas noites no Passado de Pedra, junto à Aldeia Histórica de Belmonte, poderá ainda desfrutar de duas noites na Casa da Cisterna, em Castelo Rodrigo, também ela uma das doze Aldeias Históricas.
Terá também direito a algumas simpáticas ofertas!!!!
Ligue e tente a sua sorte!!!! Verá que foi muito bom concorrer!!!.

Passado de Pedra no Sol


Este mês saiu a reportagem da visita que o Sol nos fez!!!
Nas fotografias podem ver a ovelha Estrela, no porta-chaves de Coisas de Fazer; o Pedro Álvares Cabral, do Atelier Viana Cabral, adquirido à Casa da Lagariça,  em Castelo Novo; as mantas das ovelhas, adquiridas a Têxteis Evaristo Sampaio, Lda., na Guarda e a colecção de mais de 50 canecas adquiridas em todo o mundo, por mim e por muitos e bons amigos!!!!