quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mascote do descobridor





Em 2009, talvez impulsionados pela abertura do Museu dos Descobrimentos, decidimos criar uma mascote que representasse o nosso ilustre descobridor, Pedro Álvares Cabral.
Como por cá o jeito para o desenho não abunda e porque acreditamos que há bons profissionais para por em pratica as ideias que temos, começamos a procurar aqui pela região…. e com ajuda da Casa da Lagariça, encontrámos a Lanzuda.
A marca Lanzuda, desenvolveu então a mascote que pretendíamos aplicar em t-shirts para vender no Passado de Pedra e quem sabe no Museu dos Descobrimentos.

Hoje em dia já estão à venda, no museu, as t-shirts e não só….

Pois é, depois pensámos e porque não aplicar a mascote em crachás para colocar nos casacos e nas mochilas dos mais novos e também em ímanes para colocar nos frigoríficos e recordar as boas férias passadas na Beira ou simplesmente aquele dia de passeio com os amigos ou com a escola. Assim, nasceram mais duas pequenas recordações!!!.
Agradecemos à Empresa Municipal de Belmonte, que apoiou a iniciativa e permitiu a venda destes produtos no Museu dos Descobrimentos.
Não resistimos ainda a explicar o porquê da marca Lanzuda, é que este era o nome pelo qual os habitantes da Covilhã eram conhecidos, quando esta cidade era considerada o maior centro têxtil do país. Assim, os sócios desta empresa que se dizem “lanzudos” e “covilhanenses de nascimento ou de adopção” decidiram ser/fazer a Lanzuda.
Agora, estamos a pensar nas borrachas para levar para a escola no próximo ano…..

quinta-feira, 17 de junho de 2010

A nossa pequena loja





No Passado de Pedra, na nossa pequena loja, poderá adquirir alguns objectos de artesanato e também alguns produtos regionais.
Relativamente ao artesanato, escolhemos artesanato tradicional, mas também peças de artesanato mais contemporâneo e, apesar do espaço não ser muito, temos ao seu dispor objectos de vários autores, nomeadamente: Coisas de Fazer, Pezinhos de Lã, Cooperativa Belofícios, Ana Almeida.
Os produtos regionais, são da marca Penhas Douradas Food, que de uma forma inovadora utiliza as matérias-primas da região e transforma-as em deliciosos produtos.

Para oferecer ou simplesmente para recordar a região e os seus sabores!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sardinhas Doces de Trancoso


Desengane-se quem pensou que estávamos a falar do tradicional peixe, sempre presente nos Santos Populares que se festejam nesta época!.

Estas sardinhas não são assadas e não têm escamas nem espinhas, possuem recheio de ovos e amêndoa e são uma especialidade deixada pelas irmãs do convento de Santa Clara.

São um doce tradicional de Trancoso, sendo a massa recheada com gemas de ovos, amêndoa e canela e depois a Sardinha é frita e mergulhada numa calda com chocolate.

A sua confecção permanece artesanal, o que obriga a muito trabalho e elevado cuidado na fritura.

Diz-se que, por Trancoso se situar no Interior, esta seria a única forma de ter Sardinhas. Assim, este doce tradicional apresenta uma forma semelhante à do peixe.

Se tiver oportunidade prove este tradicional doce conventual. Bem, mas para isso terá de visitar a Aldeia Histórica de Trancoso (a 82 Km, a 1h do Passado de Pedra).

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Lançamento do livro “Aldeias Históricas de Portugal-Guia Turístico”


O dia 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi o dia escolhido pela empresa Olho de Turista para o lançamento do livro “Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico”. Haveria melhor dia????

Este era também dia do nascimento do blog Aldeia da Minha Vida, que se tem dedicado à divulgação das aldeias de Portugal e de cada um dos bloggers participantes.

A “mãe” deste blog, a Dr.ª Susana Falhas, é também a “mãe” deste guia que nos vai ajudar a passear e a desvendar os segredos escondidos nas Aldeias Históricas de Portugal.

Assim, os presentes tiveram duas comemorações, de manhã o “Encontro de Bloggers”, onde alguns dos bloggers, participantes assíduos no “Aldeia da Minha Vida”, apresentaram e divulgaram as suas aldeias de eleição.

Durante esta sessão alguns dos bloggers seniores deram dicas aos mais “novatos” nesta “vida de blogagem” (o Passado de Pedra agradece!!).

Mas nada faltou ou ficou ao acaso neste encontro e por isso, de manhã, ainda houve tempo para uma prova de produtos regionais: sardinhas doces de Trancoso, queijos e doces variados; com o patrocínio da loja Avenida Regional, na Praça D. Dinis, nº1, em Trancoso. Tudo delicioso!

Seguiu-se depois o almoço, e para fazer inveja aos que não estiveram presentes: um completo e saboroso “Cozido à moda de Trancoso”.

A parte da manhã também serviu para que os bloggers, que na sua maioria só de conheciam no mundo virtual, se conhecessem pessoalmente. Foi uma experiência engraçada!

Já da parte da tarde aconteceu a tão esperada apresentação do livro “Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico”, na presença do autarca de Trancoso, Dr. Júlio Sarmento, e dos sócios da empresa Olho de Turista: Dr.ª Susana Falhas e Sr. Serafim Faro e de uma sala com muitos “curiosos”.

O livro apresenta as 12 Aldeias Históricas de Portugal: as que foram classificadas em 1994: Almeida, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão e Sortelha e as que receberam a classificação em 2003: Belmonte e Trancoso.
Aqui pode encontrar informações úteis, nomeadamente a localização, como chegar até à aldeia, quais os locais de interesse a visitar, as facilidades existentes no local e a existência de actividades que poderá praticar, bem como os locais de interesse a nível da natureza. Seguidamente encontra-se a história da aldeia e uma indicação de percursos a fazer. Mas para que não falte nada ao visitante pode ainda encontrar dicas de alojamento e restauração e quais as tradições e festividades para que se possa divertir e “beber” um pouco do espírito da região. Ah, e para que leve algo consigo e para os seus que sirva para mais tarde recordar, estão também presentes os locais onde poderá adquirir produtos típicos da região.

Ainda da parte da tarde houve direito a uma outra degustação de produtos regionais e a um passeio por Trancoso, mas disto já o Passado de Pedra não vos pode falar, porque os clientes estavam a chegar a Caria!

Poderá adquirir o Guia na loja online, no site Olho de Turista (brevemente disponível), e também nas lojas Intermarché.

No futuro próximo também vai poder adquirir o guia no Passado de Pedra, mas por agora apenas está disponível para que o possa consultar!!!

Parabéns à Dr.ª Susana por todo o empenho e pela coragem demonstrados na edição deste livro, contra ventos e tempestades.
Foto: Olho de Turista

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pastel de molho




Dizem a memória e a tradição que, nos anos 20, os empregados fabris substituíam a sopa por estes pastéis, uma vez que estes aguentavam durante várias semanas, o que não sucede com a sopa que tem apenas uma duração de dias.

Este pastel seco é feito utilizando massa folhada, cortada em tiras estreitas, que se enrolam formando uma espiral e são recheados com carne de vaca guisada (com cebola, louro e sal). Nota-se que em relação ao tamanho do pastel a quantidade de carne é reduzida, o que concerteza traduzia as fracas posses dos trabalhadores da época.
O pastel de molho prepara-se da seguinte forma: põe-se água a ferver com sal, vinagre, açafrão e um ramo de salsa; coloca-se o Pastel num prato, deitando a calda por cima, tapa-se com outro prato e aguarda-se um pouco para "abrir", o que torna a massa mais macia.
Para além de poder ser servido com molho de açafrão ou chá preto, pode ainda ser comido apenas como pastel.

Para provar o Pastel de molho terá que se deslocar à cidade da Covilhã, uma vez que só aqui é confeccionado. No entanto, o melhor será levar o pastel para casa e confeccionar o molho de açafrão e assim experimentar o sabor da tradição!!!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Passado de Pedra na Unique Stays Life at Ease

Este é o ano em que o Passado de Pedra está a fazer um grande esforço de divulgação.
Agora estamos na Unique Stays Live at Ease! Vejam a apresentação.

http://issuu.com/unique.stays/docs/passadodepedra_uniquestays